29 de setembro de 2014

[Resenha] Melancia - Marian Keyes

Melancia
Série: Família Walsh #1
Autora: Marian Keyes
Ano: 2012
Páginas: 489
Editora: Bertrand Brasil
Resenha por: Priscila Silva
           Compre|Skoob
Clair acaba de das à luz, sua primeira filha, quando James, seu marido, lhe larga uma bomba: Divórcio. Ele iria ficar com sua vizinha, com quem já estava tendo um caso à seis meses. 
Sozinha, com uma recém nascida nos braços, e extremamente redonda, ela precisa recomeçar sua vida, e decide voltar para seu país, Irlanda, e ir morar com seus pais. 
Clair então, vive com sua filha, as frustrações da separação, e os problemas que vem junto com ela. 
Decide avaliar o que irá fazer com sua nova vida, e começa à se reerguer, até que James volta, pondo em dúvida a cabeça confusa dela, e fazendo com que, - de novo - ela repense em seu casamento, se ela deseja ou não, reatá-lo.

"Nem por um segundo
aceitei uma única palavra do que ele dizia. Mas a banda continua a tocar mesmo
quando ninguém está dançando. Eu estava mantendo o que, para todos os efeitos,
podia parecer ao observador imparcial, de fora, uma conversa com James. Mas
não era absolutamente uma conversa, porque eu não tinha a menor intenção de
fazer o que eu mesma dizia e não aceitava nada do que ele dizia." 

Li esse livro por curiosidade. Eu gostei do nome, e quando li a sinopse, resolvi lê-lo. Clair, é uma mulher que se diz independente, mas no fundo é só uma romântica. Incrivelmente dependente, James fazia tudo para ela, e Clair, mantinha firme e forte, a postura infantil. Depois que James, subitamente à abandona, ela se desmonta, e começa o martírio de divagações e culpa.
Ela demora para entender que precisa seguir em frente, e que agora tem duas vidas para cuidar: a dela, e de sua filhinha, Kate. 
E conforme o tempo vai passando, ela deixa de ser aquela mulher frígida e vazia, e passa à ser uma boa mãe para Kate.

"Tomava um banho de vez em quando, mas apenas porque minha mãe organizava a coisa toda. Uma combinação de persuasão e coerção.
Ela enchia a banheira com água fumegante e cheirosa, cheia de espuma, de modo que eu ficasse com cheiro de kiwi e mamão. Aquecia imensas e macias toalhas para mim. Oferecia-me sua loção corporal de lavanda (ugh, não, obrigada). Ameaçava denunciar-me às autoridades por ser uma mãe desnaturada. Kate, ela me dizia, seria posta num orfanato."

Porém, confesso que o enredo da história, é um pouco maçante. As divagações intermináveis da Clair, sua falta de intuito materno, e sua aversão à fazer algo sobre sua vida, me deixou um pouco entediada, e várias vezes deixei de ler, porque aquilo já estava acabando com minha paciência. 
A autora escreveu um livro extremamente grande, e não teve história o suficiente para as 400 e poucas páginas. Ou seja, se ela tivesse feito a mesma história em 200 páginas, provavelmente seria mais interessante para o leitor. 
O livro não é de todo ruim, mas se você não tem paciência para auto-críticas completamente monótonas, você provavelmente vai pular 5 páginas, e não vai sentir falta delas mais tarde, pois não acrescentam em nada no enredo.
De fato, eu não amei o livro, não voltaria a lê-lo. Mas não foi uma leitura desperdiçada, no fim das contas.

E você? Já leu Melancia? O que achou? Recomenda?
Conta aí, compartilhe!

Beijos, e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...