11 de setembro de 2014

[Resenha] Os Treze Porquês - Jay Asher

Os Treze Porquês
Autor: Jay Asher
Ano: 2009
Páginas: 256
Editora: Ática
Resenha por: Priscila Silva
Hanna Baker, foi uma garota peturbada. Uma vítima constante de bullying, na escola, era sempre o alvo das maldades dos colegas. Era. Por que agora ela está morta. E quer que todos os "culpados" por seu suicídio, saibam disso. Um por um.
Para isso Hanna grava sua voz, em 13 fitas cassete. Envia para o número um da lista, pelo correio, obrigando-os à ouvir todas as histórias, inclusive a sua até o fim, com a promessa de passar para frente, para o próximo da lista, se ele não quiser ver todas as histórias na Imprensa. Pode ser uma promessa vazia, mas... Como as fitas foram parar lá? Não tem como saber, e eles preferem não arriscar. Suas vidas seriam acabadas, como a dela.

"Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos."

Clay Jensen, é a voz desse livro. Depois do susto de ouvir a voz de Hanna novamente, apesar do suicídio ter acontecido à meses, Clay ouve com atenção o que Hanna tem a dizer.
Ele ouve todas as situações que Hanna passou, todas as humilhações, e as mudanças conforme as fitas foram passando, até o último suspiro dela.
No fim, entende o que o bullying, e a maldade das pessoas podem fazer com as outras. E sente muito mais, por não ter ajudado enquanto podia.

"Quando terminar de ouvir os treze lados – porque há treze lados para toda história – rebobine as fitas coloque-as de volta na caixa e repassa-as para quem vier depois da sua história. E você, que é o ferlizardo número treze, pode levar as fitas direto para o inferno. Dependendo da sua religião, talvez eu encontre você por lá. Caso você se sinta tentado a romper as regras, saiba que fiz uma cópia das fitas. Essas cópias serão liberadas de uma maneira bem escandalosa se o pacote não passar por todos vocês."

Os Treze Porquês é um livro fascinante, hipnotizante. As declarações de Hanna, o desespero de Clay, e os nomes na fita, cada um com sua história, sua "culpa", deixam uma apreenção, uma vontade de saber quem é o próximo.
Li esse livro em horas, não consegui deixá-lo de lado, e me senti na pele de Hanna. Afinal, todos nós já sofremos bullying algum dia na vida.

A questão do bullying no livro, mostra uma triste realidade. Milhares de adolescentes se suicidam todos os anos, por não suportar mais a pressão que os colegas impõem neles.
Eu mesma já sofri muito bullying, pois tenho a estatura baixa. E de fato é triste ver uma pessoa tirar sarro de outra, para se sentir superior.

"Mesmo que eu nunca tivesse feito comunicação entre jovens, o resultado final poderia muito bem ter sido o mesmo. Ou não. Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não tem noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."

Eu gostei muito da questão social do livro. E mais ainda pela Hanna já estar morta, mas mesmo assim "voltar" para lembrar os culpados do que fizeram.
Achei muito interessante também, a forma como a lista foi colocada. Ter a impressão da voz - pois ela "fala" com eles, pelas fitas - deixa muito mais realista, afinal de contas, não se pode "pular" até seu nome. Tem que ouvir todas. E isso torna tudo angustiante, um suspense muito bom.

Enfim, o livro é incrível, e eu recomendo com certeza.

E você? Já leu? Gostou? Curta, compartilhe! Conta aí!

Beijos, e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...